domingo, 24 de outubro de 2010

AÇÕES E REAÇÕES

Quando a criança entra no colégio ela se depara com situações que nunca ou quase nunca havia visto. E nessas situações as crianças apresentam diversas reações e é com elas que devemos e queremos aprender como lidar. Por exemplo, a criança pode reagir fisicamente, batendo nos colegas, mordendo ou chorando.
Essas reações podem começar por vários motivos: afastamento da família, convivência com um grupo maior, atividades feitas em conjunto ou até mesmo em casa como a chegada de um irmãozinho, a separação dos pais ou mudança de casa. Por isso, também é interessante conversar com os pais para saber se essas reações podem estar acontecendo também em casa.
Quando a criança tem menos de três anos ela utiliza mais o corpo para se expressar, já o bebê, o choro identifica quando tem algo de errado.
As crianças maiores de três anos já se comunicam melhor e os sentimentos são muito trabalhados. Elas precisam de carinho, querem ser reconhecidas pelas pessoas que estão ao seu redor. Por isso, nessa fase, é interessante trabalhar os sentimentos através da fala e não do corpo, identificando primeiro a emoção que causa o desconforto e a criança irá usar a razão para controlar os sentimentos.

Andreza de Souza

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