domingo, 25 de janeiro de 2009

CHUPAR OS DEDOS

Quando pequenos escutamos de nossas mães que chupar o dedo nos deixará dentusos. Mas, chupar o dedo é coisa de criança, até no útero o bebê após a décima oitava semana de gestação coloca o dedo polegar na boca. Chupar o dedo para uma criança é um hábito que ela encontra para sua satisfação instintiva de sucção, como a espera pela mamadeira ou pelo seio.
Especialistas acham que não há problemas em continuarem chupando os dedos enquanto eles estiverem dentes de leite emergentes. Após os dois ou três anos de idade a criança pode parar de chupar o dedo, mas voltar a chupar quando for para uma nova escola ou após o nascimento de um irmãozinho. Esse comportamento pode ser visto como um fase transitória, que desaparecerá após um tempo.
Se a criança insistir em continuar a chupar os dedos após os cinco ou seis anos de idade, ou após a troca de dentição é aconselhável uma ida ao dentista ou ao psicólogo. Pois essa persistência poderá fazer com que os dentes superiores e inferiores não se encontrem adequadamente ou a má formação da arcada superior do osso maxilar e também causar anormalidade do tecido dos ossos do dedo predileto. Jamais castigue a criança por chupar os dedos.
Para a prevenção é importante se certificar de que o bebê teve bastante tempo no seio ou na mamadeira para satisfazer a necessidade de sucção.
Por isso, a preocupação deve existir se a criança continuar chupando os dedos após os cinco anos de idade, ou quando ainda se está com dente de leite. Após esse período e que devemos intervir nesse hábito.
Andreza de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário